Blogagem dupla: Liberdade
![]() |
mudamos a imagem :) |
Quando a gente ta no primário nos
pergunta o que é liberdade, basta que desenhemos pássaros voando e pronto,
pergunta respondida. Mais tarde quando estamos quase no fim do ensino
fundamental, nas aulas de histórias, nos ensinam que liberdade é quando um povo
ganha independência. Já dizia meu professor de filosofia do colégio que para
cada filósofo, seja Kant, Sartre, Rousseau, Aristóteles, Socrates, Descartes e
muitos outros, há uma definição para essa palavra, mas que no geral liberdade
significa a condição de um individuo não ser submetido ao domínio de outro.
A gente até fala que não, mas uma
hora ou outra, alguns conceitos que aprendemos na escola, vão ser cobrados na vida.
É que mesmo quando decoramos só para fazer uma prova, lá no fundo a gente
decora de verdade e num momento acaba lembrando depois que saiu da escola, seja
numa conversa despretensiosa com alguém ou num momento de decisão. Seja como
for, a gente sempre se lembra daqueles conceitos que antes passamos noites
decorando e que na época achávamos difíceis de entender.
Depois de um tempo, quando
estamos do lado de fora dos portões da escola a gente passa a compreender
alguns significados. Pode até ser complicado entender o que Sartre diz sobre
liberdade ou quando o professor loucão de filosofia diz sobre esses caras mais loucos
ainda, mas não é difícil compreender que liberdade é questão de ser e isso só
era incompreensível quando estamos ansiosos para o teste final.
Todos nós somos iguais por
dentro. Somos livres para mostrar o que quisermos, quando e como quisermos. Liberdade
está muito bem ligada à independência. Quando somos independentes – e, veja só,
não estou falando de não depender mais dos pais, e sim das nossas decisões e
escolhas não estarem contaminadas pela aprovação e reconhecimento dos outros –,
tendemos a não nos importar com o que o outro vai dizer das nossas atitudes.
Assim a liberdade é ser
independente. É ter o poder da escolha levando em consideração nossas vontades
e não dos que estão ao nosso redor. Ser livre é ser quem você quer ser e estar
exatamente onde se quer estar. Foi isso que descobri quando sai, para nunca
mais voltar, do portão da minha antiga escola e comecei a tomar minhas
primeiras decisões sozinha. Mas cada um tem conceito diferente de liberdade, então não dá para limitar-se a um único conceito ou ser egoísta e impor somente o seu.
Hoje o blog da Brenda completa 3 três anos, por isso, decidimos que o tema da blogagem dupla desse mês seria sobre liberdade, porque foi ao criar o blog que ela se sentiu livre pela primeira vez. Não esquece de ver o post dela.
15 comentários
Nunca entendi o verdadeiro significado da palavra "liberdade", apesar de todas as extensas aulas de filosofia. Talvez "liberdade" seja uma palavra que não devemos saber o significado, mas sim, senti-la. Pra mim, cada pessoa tem um conceito dessa palavra, e não apenas um, que é o que encontramos no dicionário.
ResponderExcluirBeijos!
Senhorita Imperfeita
Acho que a definição de liberdade varia de pessoa pra pessoa. Eu já não acho que liberdade seja simplesmente tomar suas decisões, imagino que vá bem além. Tanto é que nem consigo explicar direito. Tem gente que não está submetida à outro, que não toma decisões por aquilo que o outro diz, mas é escrava de si mesma. É uma coisa complexa. Toda vez que tento explicar o que penso em relação à liberdade, acabo por deixar todos confusos e, no fim, ninguém entende nada.
ResponderExcluirEstá ligado à não ser escravo do que os outros dizem, mas também à não ser escravo de si mesmo. Quem sabe olhando por esse lado, alguns podem achar que liberdade é uma utopia, levando em conta o fato de que deve ser muito difícil achar um meio termo entre os dois. Talvez não exista. Talvez nos expressemos errado ao dizer que somos livres quando tomamos nossas decisões. Talvez não saibamos o que é liberdade e, talvez, meu pensamento esteja completamente errado.
Enfim, é o que penso. Ou não. Está tudo embaralhado agora! :/
Eu, Garota Anônima
Para mim a palavra liberdade é algo muito forte, por horas viajamos em conceitos que definem que não há liberdade plena, ou até mesmo percebemos que nós mesmos podamos nossa pro pria liberdade, mas para mim, liberdade é poder ser quem realmente sou. Texto maravilhoso, e amei o blog da Brenda.
ResponderExcluirBeijos,
{Blog Pensamentos Irreais} {Twitter} {Fan Page}
Oia, Liberdade pra mim é tudo! Sim, LIBERDADE é algo muito relativo a cada um de nós! Cada um escolhe sua liberdade, se é que você me entende! (^(エ)^) Tudo que eu quero na minha vida é a liberdade (sim, isso vem em primeiro lugar! Muita gente acha que a verdadeira liberdade é só sair das grades da escola, mas será isso mesmo? Sim, é muitas vezes... e as outras poucas vezes? O que é a liberdade ^^
ResponderExcluirMadnesShoujo | [visite] ✿
Adorei o seu texto Dani! Adorei você ter citado essa questão da escola, até porque muitas vezes você se pergunta " ah eu nunca vou usar isso na minha vida pra que tenho que estudar?" kkkkk o seu texto ficou incrível e obrigada por ter citado o esse dia tão especial pra mim no seu blog! Beijos
ResponderExcluirwww.brendacaroline.com.br
Liberdade sim, mas com responsabilidade.
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Que ótimo texto. Incrível!!!
ResponderExcluirUma vez meu professor de Literatura perguntou a cada uma o que era liberdade, pense numa discussão que foi em sala de aula. Cada fase da vida temos uma forma de ver as coisas, principalmente algo como a liberdade, algo tão expressivo e sem definição.
Amei o texto, mesmo. Já é o segundo desses que vejo por aqui e confesso que amei.
Beijos,
ultimooutono.blogspot.com.br
Você escreve muito bem! E eu sei que já disse isso várias vezes.
ResponderExcluirLiberdade é uma palavra que pode ser interpretada de diversas formas, e como você mesma disse, não podemos nos limitar à um único conceito.
Gostei de você ter exemplificado a escola, e realmente, a gente sempre acaba se lembrando de algo que aprendeu, tentou até decorar mas achava a coisa mais difícil do mundo. É fato.
Um beijo,
Eu baixei esse aplicativo uma vez, fiquei boiando, e acabei de por excluí-lo! No entanto, eu já vi TANTA gente falar super bem dele que acho que vou dar mais uma chance. Hahahaha! Ah, se souber de algum jogo, me avisa viu? Eu nunca me identifico com nenhum ou acabo enjoando de todos.
Um beijo,
http://francanone.blogspot.com.br/
Parabéns pelo texto! Gostei muito, é o que devemos leva conosco dentro do nosso coração e sermos capazes de dizer não à quem tenta nos convencer do contrário, porque aceitar ser diferente, viver à sua maneira, muitos, principalmente os mais próximos à você pode discordar, mas não podem te impedir, porque quem impede é você mesma, muitas vezes por causa dos outros, o que não pode ocorrer.
ResponderExcluirMuitos buscam liberdade e você está certa em dizer que não é sair da casa dos pais e sim se libertar por dentro, sem aprovação de ninguém.
www.universopraticofeminino.com
Interessante o texto!
ResponderExcluirRealmente, liberdade é muito além de fazer o que quer. Liberdade mesmo, é podermos amar sem interrupção, sonhar sem bloqueios, sorrir quando a vontade vem... chorar sem empecilhos... ter sentimentos livres é a maior liberdade que existe!
Bjus, Bjus flor!
Aline Laitarte - http://www.bomboneca.blogspot.com
Estou amando seu blog, estou conhecendo agora! AMEI!
ResponderExcluirBeijos e muito sucesso <3
Universo das Mulheres | Instagram | Facebook
Olá!
ResponderExcluirSeu texto me fez lembrar das aulas de filosofia... Pra que vou usar isso que estou aprendendo? Pois é, a liberdade é uma linha tênue, vai mais alem do que imaginamos. Liberdade pra mim é ver cada um cuidando da sua vida sem que ninguém nos impeça de ir e vir e sem a gente impedir os outros, claro.
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
instagram @blogresenha
A liberdade é relativa. Pode ser financeira, moral, familiar, corporal... As definições são diversas. Sou bem ligada com a liberdade por motivos de me libertar de pensamento, atos e conquistar a independência social que a minha próxima tatuagem terá esse significado. Adorei! Beijos!
ResponderExcluirhttp://escrevicomflor.blogspot.com.br/
Eu adorei a postagem. Sabe, na minha opinião, liberdade vai de cada um para cada um, não costumo atribuir o sentido dela a nenhuma outra palavra ou frase. Existem vários tipos de liberdade, liberdade num relacionamento, numa amizade, e vai até aqueles filosofos que falam coisa com coisa. Mas eu amei o texto, e adorei o projeto , beijoo
ResponderExcluirDaani amor, vamos conversar? Me segue no Twitter (@luanagabriely_) para trocarmos algumas mensagens hehe, não esquece de me chamar! Beijooss
http://damaindelicada.blogspot.com.br/
Acho que o significado de liberdade pode ser muito relativo. Muitas vezes a pessoa tem liberdade para tomar decisões, mas lá no fundo existe algo que a aprisiona.
ResponderExcluirGostei bastante do seu texto.
Beijos. ♥
http://infinitafeminice.blogspot.com.br/